Notícias

8 tecnologias de realidade aumentada para construção civil

24/04/2019
daqri-arv

Uma inovação tecnológica está revolucionando uma das profissões mais antigas do mundo. A realidade aumentada mal chegou e vem transformando a maneira como se fazia construção civil nos últimos séculos. A mudança não é apenas ao projetar e modelar, mas também ao construir. A realidade aumentada beneficia engenheiros, designers, arquitetos, gerentes de projetos, provedores de serviços – e toda a equipe de construção.

Diferente da realidade virtual, que cria um ambiente totalmente novo e independente do mundo real, a realidade aumentada inclui elementos virtuais que interagem com o que já existe. Assim é possível unir projetos arquitetônicos virtuais à realidade do canteiro de obras – aumentando a eficiência e precisão, reduzindo a ocorrência de erros e economizando tempo, dinheiro e recursos.

Sabemos que as obras frequentemente são espaços caóticos, barulhentos e sujos. Ainda que a adoção do sistema BIM reduza grande parte das incompatibilidades e surpresas desagradáveis durante o processo construtivo, é inevitável que surjam dúvidas e ocorram erros durante a obra. E, mais importante, cada erro ou refazimento custa muito dinheiro e tempo.

A ideia é que os aplicativos de Realidade Aumentada possam proporcionar uma visão mais exata daquilo que será construído e todas as camadas de materiais e instalações que, muitas vezes, são complexas de se entender através de desenhos. Para isso, plantas 3D e até hologramas de maquetes virtuais são utilizados para melhorar a compreensão do projeto e facilitar a execução de projetos. E, mesmo durante a construção, a possibilidade de ver através de paredes e entender o caminho das instalações facilita o processo e reduz a possibilidade de erros, ou mesmo para guiar a construção de geometrias complexas.

© Fologram

Para tal, há a necessidade de um dispositivo, geralmente, um óculos. Atualmente, há diversas empresas fabricantes, mas o mais popular usado na construção civil é o Microsoft HoloLens. Uma das grandes razões pelas quais as construtoras escolhem o Microsoft HoloLens é o preço e o fato de agora ele ser certificado como óculos básicos de proteção. Já a empresa DAQRI desenvolveu um capacete de segurança integrado ao óculos, para facilitar ainda mais o uso por profissionais da construção civil.

Uma das áreas que mais irá se beneficiar com a realidade aumentada é a de inspeção e gerenciamento de obras. Esse vídeo conceitual evidencia como o trabalho poderá ser facilitado e aprimorado com a adoção da tecnologia no futuro:

Selecionamos algumas tecnologias de Realidade Aumentada que podem revolucionar a maneira como abordamos a indústria da construção civil.

DAQRI Smart Helmet

O DAQRI Smart Helmet é um capacete capaz de visualizar projetos e modelos 3D em realidade aumentada – experimentando-o como um ambiente 3D imersivo e em grande escala. As equipes podem comparar o trabalho em andamento com o projeto original e manter a obra e o escritório sincronia, com um fluxo de trabalho totalmente digital.

Cortesia de DAQRI

AR Measure™

Usando a realidade aumentada, o AR Measure™ funciona como uma régua digital, calculando distâncias em espaços reais através da câmera se seu celular. Com o aplicativo possível medir objetos e também desenhar plantas a partir de um cômodo real. O aplicativo também oferece outras ferramentas como nível, localizador de vigas e desenho de trajetórias em 3D.

© AR Measure

Augment

O Augment é um aplicativo de realidade aumentada que permite aos usuários visualizar modelos 3D em tempo real e na escala correta – transformando uma planta em um holograma do modelo 3D, ou simulando produtos em tamanho real. A plataforma está disponível para smartphones e tablets e é utilizada por designers de produto, equipes de vendas e marketing – reduzindo custos de prototipagem, aumentando o apelo ao cliente e impulsionando as vendas.

© Augmented

Fologram

O Fologram transforma modelos 3D em instruções de construção em tamanho real através de óculos de realidade aumentada, como o Hololens. O programa procura facilitar a construção de projetos complexos, que exigem uma série de medições, verificação e cuidados específicos, através de instruções digitais que são virtualmente sobrepostas ao espaço de trabalho, direcionando um guia passo-a-passo para pedreiros durante o processo de construção.

© Fologram

GAMMA AR

O GAMMA AR é um aplicativo para monitoramento de canteiros de obras que utiliza tecnologia de realidade aumentada para sobrepor construções em 3D BIM através de smartphones ou tablets. Ele permite comparar a realidade da obra com as informações de planejamento contidas no  projeto. O GAMMA AR permite a visualização de modelos 3D BIM antes e durante o processo de construção – criando uma compreensão do planejamento, evitando erros e reduzindo os custos de construção.

© GAMMA AR

WakingApp

A WakingApp, empresa de software de realidade virtual e aumentada, lançou recentemente suplementos que permitem aos usuários do Autodesk Revit e do Fusion 360 transformarem seus projetos 3D em realidade aumentada e realidade virtual, através de um smartphone ou tablet.

© Walking App

ARki

O ARki é um serviço de visualização de realidade aumentada em tempo real para modelos arquitetônicos. Ele incorpora a tecnologia de RA na arquitetura, fornecendo modelos 3D com vários níveis de interatividade tanto para fins de projeto como de apresentação. Pode ser usado em qualquer dispositivo iOS / Android.

© ARKi

Dalux View / Dalux Build / Dalux FM

A dinamarquesa Dalux oferece três soluções em realidade aumentada para a construção civil. O Dalux Viewer é um aplicativo gratuito que está disponível na plataforma iOS e Android e permite que os usuários projetem um modelo 3D e desenhos digitais no local da construção real. O Dalux Build combina a realidade aumentada com outras ferramentas que facilitam o gerenciamento de projetos em construção, garantindo um fluxo ininterrupto de informações em todas as etapas do projeto. Já o DaluxFM oferece soluções para a gestão de instalações, que abrange planejamento e administração patrimonial, incluindo os contratos de serviços terceirizados e associados, manutenção elétrica, hidráulica, controle de rendas, além de atividades de preservação do local.

Cortesia de Dalux

Via Archdaily

ARV Construtoraflorianópolisrealidade aumentada

Compartilhe este post

Veja mais conteúdos

Blog

Conheça um pouco mais sobre a ARV e o que ela pode fazer por você!

21/05/2024
ARV Construtora, Blog, Florianópolis

Saco dos limões: um bairro que você precisa conhecer

17/05/2024
Blog

Explorando a Gastronomia e Atrativos de Santo Antônio

30/04/2024

Investimentos Finalizados

Investimentos em Andamento