O Estado de Santa Catarina tem se tornado cada dia mais uma referência no mercado de tecnologia e inovação no país. Em Florianópolis, por exemplo, há o maior número de empresas de tecnologia por habitante entre as capitais brasileiras, com uma taxa de 7,4 empresas por mil habitantes. A cidade é seguida por São Paulo (7,0) e Curitiba (6,1).
Além disso, o setor tem alta demanda por mão de obra especializada e a estimativa é que até o ano que vem 12 mil novas vagas de trabalho sejam abertas. Isso faz do segmento um grande catalisador de empregos.
Uma pesquisa realizada pela Acate (Associação Catarinense de Tecnologia) e publicada no Tech Report de 2019, mostra a importância do setor no Estado. O estudo revela que o ecossistema de tecnologia da informação e inovação catarinense é o quarto maior do Brasil em número de colaboradores, com 67,8 mil trabalhadores.
O Estado também é o sexto em número de negócios e faturamento, com 17.720 empresas. E, em plena pandemia, movimentou R$ 19,8 bilhões em 2021.
Outro destaque é que o Estado possui três entre as 12 cidades que concentram maior número de empresas de tecnologia por mil habitantes: Joinville, Blumenau e Florianópolis. É a maior concentração de empresas nessa área no Brasil.
Via ND+