fbpx

Notícias

Airbnb movimenta 3 vezes mais a economia no Brasil que hotéis

22/01/2019
airbnb-arv

Para qualquer país, o turismo é um importante motor para a economia. Compras, hospedagem e passeios movimentam altos valores nas cidades turísticas.

Airbnb, maior plataforma de compartilhamento de casas do mundo e com mais quartos que qualquer rede hoteleira, calculou o valor que a companhia adicionou ao PIB brasileiro em 2017. Foram 2,5 bilhões a mais na economia do país, ou 0,04% do total do PIB em 2016.

A pesquisa, feita em conjunto com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), também calculou que o turista que usa a plataforma gasta, em média, três vezes mais do que turistas que se hospedam em hotéis.

Além do incremento de renda dos anfitriões brasileiros, a pesquisa inclui gastos com alimentação, compras, passeios, atrações e transporte. Esse valor já leva em consideração a redução do consumo no local de origem do turista.

O documento ainda calculou que a plataforma gerou o equivalente a 70 mil empregos. A plataforma afeta principalmente os setores de comércio e alimentação, acrescentando 623 milhões de reais e 501 milhões de reais respectivamente e quase 40 mil empregos.

É a primeira vez que a Fipe analisa o impacto socioeconômico do Airbnb no Brasil. O estudo se baseia em dados da empresa sobre as operações no país, levantamentos anteriores da fundação sobre o turismo brasileiro, números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Núcleo de Economia Regional e Urbana da USP (Nereus).

Airbnb x Hotéis Tradicionais

A companhia movimentou ainda mais que o setor hoteleiro tradicional. O turista que se hospeda em um dos locais disponíveis na plataforma gasta cerca de três vezes mais que aquele que se hospeda em hotéis. Eles costumam passar mais tempo no destino e consumir mais nos comércios de bairro.

Como consequência, os hóspedes do Airbnb acrescentaram 788,2 milhões de reais a mais ao PIB brasileiro do que se tivessem se hospedado em hotéis ou pousadas, segundo estimativa da Fipe. No entanto, o impacto ainda é pequeno, já que o número de pessoas que se hospedam por meio da plataforma representa apenas 2,1% do total de hóspedes no Brasil.

No Brasil, o Airbnb reúne cerca de 143 mil anúncios e registrou mais de um milhão de chegadas de hóspedes em 2016. A plataforma conta com quase 90 mil anfitriões e o ganho anual de um anfitrião brasileiro típico no ano passado foi de R$ 6.070.

Retirado de Exame


EMPREENDIMENTOS A PREÇO DE CUSTO

Os novos empreendimentos a preço de custo da ARV Construtora – Studeo 1335 (Trindade) e Grey (em Capoeiras) são ótimas opções para investimento a médio/longo prazo – caso você deseje explorar o aluguel como fonte de renda ou complemento. Ambos os empreendimentos possuem as características que os viajantes que costumam reservar pelo Airbnb procuram:

  • Localização privilegiada
  • Boa infraestrutura
  • Privacidade dos cômodos
  • São sustentáveis

Deseja saber mais? Fale com nossa equipe comercial pelo WhatsApp:
48 98837 0794

airbnbaluguelARV Construtorafloripa

Compartilhe este post

Veja mais conteúdos

Blog

Conheça um pouco dos bairros mais cobiçados para morar em Florianópolis

26/06/2024
Blog

Investimento guiado: saiba o que é e como a ARV oferece isso?

19/06/2024
Blog

O que significa “qualidade construtiva” e como a ARV aplica isso em seus empreendimentos?

12/06/2024

Investimentos Finalizados

Investimentos em Andamento