Com o retorno das aulas presenciais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a busca por apartamentos na região do campus de Florianópolis aumentou cerca de 40%, segundo o Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis (Secovi). A alta procura gerou falta de opções no mercado.
Nos dois anos de pandemia, o mercado imobiliário na região da UFSC, que abrange os bairros Trindade, Pantanal, Córrego Grande, Serrinha e Saco dos Limões, foi fortemente impactado. Desde o início de 2022, a demanda voltou a crescer e disparou em abril.
Preço médio do aluguel na região da UFSC
De acordo com Marcos Alcauza, vice-presidente de Compra e Venda do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis (Secovi) de Florianópolis/Tubarão, o preço médio do aluguel de apartamentos com um quarto na região da UFSC varia entre R$ 1.200 a R$ 2.200 por mês.
— O preço varia porque tem apartamentos de um quarto em prédios mais antigos, sem garagem, como o edifício Luciana e o edifício Manhattan, e tem outros apartamentos mais novos e sofisticados — explica.
Via NSC Total