ARV Construtora, Mercado Imobiliário

Conheça os melhores tipos de investimentos em imóveis

17/03/2022
vista de baixo de três prédios e o céu

Quando você decide investir em imóveis e vai em busca de informações, se depara com diversos tipos de investimentos. Para ajudar a escolher o melhor para o seu perfil, vamos explicar alguns desses investimentos e mostrar as vantagens e desvantagens de cada um deles.

Compra de imóvel pronto

É a maneira mais tradicional de se investir em imóveis. Você compra a unidade já finalizada e pode usufruir dela como melhor lhe convir: alugando ou revendendo. A principal vantagem desse modelo de investimento é a rapidez com que você pode obter seu lucro, já que uma compra e venda pode acontecer em poucos meses. Em contrapartida, o lucro na venda costuma ser pequeno, visto que a valorização do imóvel acontece de forma mais lenta em comparação com um imóvel comprado na planta. Há ainda os custos envolvidos com manutenção e documentação de transferência na hora da compra.

Fundo de Investimento Imobiliário

Os fundos imobiliários (FIIs) são uma modalidade de investimento em renda variável. O FII conta com um gestor que determina como será feita a distribuição dos recursos. Todos que decidem aportar no Fundo estão sujeitos aos ganhos e perdas do investimento. Em 2020 e 2021 muitos fundos imobiliários sofreram quedas devido ao fechamento de parte do comércio em decorrência da pandemia. 

Cota imobiliária

O sistema de cotas imobiliárias é uma modalidade mais nova, mas nem por isso é menos vantajosa. Pelo contrário! Veja em 5 passos como funciona:

  1. a Construtora identifica um terreno com potencial para erguer um empreendimento, faz o pré-projeto a ser executado junto a um estudo preliminar e um orçamento estimado para a execução;
  2. as cotas são estabelecidas e começam a ser comercializadas;
  3. é formada, então, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), que será composta por todos os cotistas e administrada pela construtora;
  4. os cotistas iniciam os aportes para a compra do terreno e início da obra;
  5. quando concluída a construção, começa o processo de dissolução da SPE. Nessa etapa, os cotistas podem optar por vender sua parte ou dar segmento na documentação de propriedade do imóvel.

Esse tipo de investimento costuma ser um dos mais atrativos para quem busca investir em imóveis, visto que o cotista paga o Preço de Custo do bem imóvel, podendo revendê-lo com alta margem de lucro.

Também vale ressaltar que durante todo o processo, a construtora que administra a SPE tem a obrigação de prestar contas e oferecer suporte aos sócios, com total transparência.

Conclusão

Investir em imóveis continua sendo um ótimo negócio. De acordo com o seu perfil de investidor e seus objetivos, é possível encontrar o modelo ideal para você. 

O modelo de cotas imobiliárias vem se popularizando no Brasil por se mostrar sólido e rentável. Conheça mais sobre esse tipo de investimento e as oportunidades que temos para você clicando aqui.

invesinvestimento imobiliárioinvestir em imóveistipo de investimentotipos de imóveis

Compartilhe este post

Veja mais conteúdos

Blog

Conheça um pouco mais sobre a ARV e o que ela pode fazer por você!

21/05/2024
ARV Construtora, Blog, Florianópolis

Saco dos limões: um bairro que você precisa conhecer

17/05/2024
Blog

Explorando a Gastronomia e Atrativos de Santo Antônio

30/04/2024

Investimentos Finalizados

Investimentos em Andamento