ARV Construtora, Mercado Imobiliário

Indicadores imobiliários: o que são e como funcionam

18/05/2022

O mercado imobiliário não é simples, por isso é importante entender tudo que permeia esse universo. Entender os dados é fundamental para avaliar o cenário e decidir o melhor momento e oportunidade para investir, levando em consideração a viabilidade e vantagens do negócio.

Em nosso blog trazemos diversos conteúdos educacionais para ajudar você a aprender cada vez mais sobre investimento em imóveis. Neste sentido, hoje vamos apresentar os principais indicadores do mercado imobiliário e como eles funcionam.

Taxa Selic

indicadores imobiliáriosA Taxa Selic é a taxa básica de juros do Brasil. Ela é definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central em reunião que acontece a cada 45 dias. A taxa norteia todos os juros praticados no País e hoje está em 12,75%.

Após cada reunião do Copom, o Banco Central comunica oficialmente a nova Taxa Selic (ou a manutenção dela) no Boletim Focus, divulgado na manhã seguinte ao término da reunião – que costuma durar dois dias.

IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado)

O IGP-M, como o próprio nome sugere, é um indicador que impacta diretamente nos preços do mercado como um todo, assim como na rentabilidade de alguns tipos de investimentos, e não apenas no mercado imobiliário. Ele pode ser considerado um indicador de preços que tem como objetivo demonstrar a variação de preços no país, ou seja, a inflação.

O índice exerce maior influência em empresas e em indústrias e não tanto no mercado do consumidor final. 

INCC (Índice Nacional de Custo da Construção)

Este é um dos principais indicadores imobiliários, em especial para as construtoras. Afinal, como o próprio nome sugere, o INCC é o índice que fornece informações valiosas para o cálculo do preço dos empreendimentos. O INCC é calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e baseia-se na análise da variação dos custos para a compra de insumos para as construções civis. 

IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo)

O IPCA certamente é um dos mais importantes indicadores de inflação do país. Ele é utilizado para medir a variação de preços de produtos e serviços que são vendidos no varejo. Divulgado mensalmente, ele indica se os preços ao consumidor têm tendência de estabilidade, alta ou queda para o mês seguinte. 

Os financiamentos imobiliários costumam basear-se no IPCA. Por isso, costumam contar com uma taxa pré-fixada mais baixa.

 

Estes são os principais indicadores imobiliários que você precisa conhecer para analisar a viabilidade de um investimento imobiliário, seja um financiamento ou compra para revenda posterior. Além de observar os índices na data do fechamento do negócio, é essencial avaliar o histórico de variação e as estimativas divulgadas por instituições financeiras. São esses dados que darão mais segurança e previsibilidade em médio e longo prazo para a sua aquisição.

igp-migpminccindicadores imobiliariosipcamercado imobiliárioselic

Compartilhe este post

Veja mais conteúdos

Blog

Conheça um pouco mais sobre a ARV e o que ela pode fazer por você!

21/05/2024
ARV Construtora, Blog, Florianópolis

Saco dos limões: um bairro que você precisa conhecer

17/05/2024
Blog

Explorando a Gastronomia e Atrativos de Santo Antônio

30/04/2024

Investimentos Finalizados

Investimentos em Andamento