Mercado Imobiliário, Preço de Custo

Investir em imóveis em 2022 é um bom negócio?

11/03/2022
investir em imóveis

O investimento em imóveis é um dos tipos mais tradicionais de investimento. Sejam residenciais, comerciais, loteamentos ou terrenos, os imóveis sempre estiveram entre as principais escolhas dos investidores. Mas será que ainda vale a pena investir em imóveis? Continue a leitura e descubra.

Segurança

Imóvel é um patrimônio muito valorizado pelos brasileiros, tendo em vista as instabilidades econômicas que nosso país já passou. Além disso, é um tipo de bem que não pode ser subtraído, como um carro, por exemplo. 

Outra vantagem de investir em imóveis é que esse tipo de investimento não pode ser congelado, como aconteceu no passado com a poupança. 

Potencial de valorização

Na hora de aportar em um investimento, um dos pontos mais importantes a se observar é a valorização. E, nesse quesito, o investimento em imóveis é bastante vantajoso. Assim, a valorização do imóvel pode se dar, principalmente, de duas formas:

  1. você compra por um preço e, na hora de vender, pode vender mais caro, seja porque comprou na planta e está vendendo depois de pronto ou porque comprou o imóvel em uma região que se valorizou;
  2. comprar para alugar: você compra o imóvel e o transforma em fonte de renda, alugando por temporada ou aluguel anual.

Outros fatores podem influenciar na valorização do imóvel. Os projetos arquitetônicos com design moderno e arrojado, como os da ARV Construtora, são cada vez mais buscados por quem procura por um novo lar. Inovação na construção e previsibilidade da obra contribuem para uma valorização segura.

Quais as melhores maneiras de investir em imóveis?

Agora que você já percebeu que investir em imóveis é um bom negócio, deve estar se perguntando qual o melhor tipo de investimento. Algumas das modalidades mais comuns são:

  • comprar para alugar;
  • comprar para vender após valorização;
  • fundos imobiliários;
  • cotas imobiliárias.

O que são cotas imobiliárias?

O sistema de cotas imobiliárias baseia-se na união de um grupo de pessoas (físicas ou jurídicas) que tem como objetivo viabilizar um empreendimento. 

Esse grupo de investidores se reúne em sociedade e realiza os aportes previstos para a realização da construção. Ao final do projeto, os cotistas podem optar por vender o(s) imóvel(is) correspondente à(s) sua(s) cota(s), obtendo um lucro previsível, ou usufruir do bem, seja como moradia ou para aluguel.

Quando você adquire cotas do empreendimento, não precisa se preocupar com a burocracia envolvida na compra e venda de imóveis, bem como os trâmites da construção (anteprojetos, orçamento estimativo e documentação legal). Isso tudo fica por conta da construtora, que tem a obrigação de prestar contas aos cotistas.

Conclusão

Observando o cenário brasileiro e as possibilidades de investimentos, o investimento em imóveis é, certamente, um bom negócio em 2022. Sendo o sistema de cotas o mais vantajoso deles. Para acertar na escolha e fechar um bom negócio, escolha uma região valorizada e em crescimento, com potencial de ganhos. 

investimentoinvestir em imóveis

Compartilhe este post

Veja mais conteúdos

Blog

Conheça um pouco mais sobre a ARV e o que ela pode fazer por você!

21/05/2024
ARV Construtora, Blog, Florianópolis

Saco dos limões: um bairro que você precisa conhecer

17/05/2024
Blog

Explorando a Gastronomia e Atrativos de Santo Antônio

30/04/2024

Investimentos Finalizados

Investimentos em Andamento