O investimento em imóveis vem aumentando consideravelmente no Brasil. Em Florianópolis não é diferente, sendo um dos metros quadrados que mais vem sendo valorizado no país. Além disso, o cenário econômico mundial vem se alterando, fazendo com que os investidores busquem opções mais atrativas, como o investimento em imóveis.
Entretanto, todo o investidor quer saber qual a possibilidade de retorno sobre o investimento realizado. Por isso, no artigo de hoje vamos explicar como você pode calcular o retorno sobre investimento em imóveis para garantir que está fazendo um bom negócio.
O que é retorno sobre investimento em imóveis?
Como o próprio nome sugere, o retorno sobre investimento (ROI, na sigla em inglês) é o rendimento obtido com um investimento. É ele que permite acompanhar o lucro do capital investido, além de mensurar os gastos com o imóvel, em períodos de vacância. Para fazer o cálculo, é preciso levantar a receita total investida, subtrair dela os custos e dividir esse resultado pelo próprio custo. Em se tratando de investimento em imóveis, o retorno pode ser obtido através da venda do imóvel adquirido ou pela renda de aluguel.
Como calcular o retorno sobre investimento em imóveis?
O cálculo é feito usando uma fórmula simples: você subtrai o custo total da sua receita e depois divide o resultado pelo custo. Ficando assim:
ROI = (receita – custo)/custo
Vamos dar um exemplo para facilitar a compreensão: imagine que o seu custo (valor investido no imóvel) tenha sido de R$ 200 mil há dois anos e que o imóvel, hoje, está com preço de venda de R$ 500 mil. A conta ficaria assim:
ROI = (500.000,00 – 200.000,00)/200.000,00 = 1,5
No exemplo acima, o retorno sobre o investimento foi de 1,5, ou seja, uma vez e meia o investimento inicial. Para calcular a porcentagem, basta multiplicar o resultado por 100. Neste caso, o retorno foi de 150%.
Investimento em imóveis para revenda
Agora que você já sabe calcular o ROI de imóveis, precisa saber o que deve incluir nos custos. Para isso, é preciso somar tudo o que você gastou com o imóvel.
No caso de comprar um imóvel na planta, leve em consideração a verba investida e os custos com a burocracia.
Se você comprou um imóvel e decidiu fazer modificações ou melhorias, como atualização das instalações elétricas, troca de aberturas ou substituição de acabamentos, por exemplo, todos os custos envolvidos na obra devem ser incluídos. Além disso, considere o que você precisou desembolsar para manter o imóvel desde a data da compra até a entrega ao novo dono. Aqui devem ser somados custos de condomínio e outros, como luz (caso esteja ligada) e IPTU.
Agora que você já sabe calcular o retorno sobre investimento em imóveis, que tal encontrar o seu próximo empreendimento para investir com a ARV? Conheça todas as nossas oportunidades clicando aqui.