Dicas e Decoração, Florianópolis

Veja 5 motivos do porque você deve morar no bairro da Trindade

04/06/2018
trindade-arv

Distante do centro 5,6km, a Trindade é hoje o segundo bairro mais populoso da Capital. Na década de 60, porém, quando a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) foi criada e se decidiu instalar seu campus na Trindade, o bairro era uma área alagadiça ocupada por fazendas. As mudanças que sofreu desde aquela época foram muitas, e continuam a acontecer.

Embora tenha tido o estigma de bairro universitário por muito tempo — com os botecos, cachorros-quentes e restaurantes baratos que ainda se mantém e fazem parte de sua identidade —, a Trindade acolhe bem iniciativas inovadoras e lojas diferenciadas. A vinda de estudantes de todas partes do Brasil, inclusive das grandes metrópoles, contribui para criar novas demandas na região.

Veja 5 motivos do porque você deve morar no bairro da Trindade:

1 – TRINDADE É UM BAIRRO COMPLETO

Fundada em 1835, o bairro da Trindade possui grandes tradições religiosas devido à sua localização, que na época imperial chamava-se Trás do Morro. Atualmente, as festas típicas são realizadas em homenagem ao Divino Espírito Santo e à Nossa Senhora do Desterro, como era chamada Florianópolis, levantada pela Paróquia da Santíssima Trindade. Os festejos se concentram na Praça Santos Dumont, onde são dispostas várias barraquinhas — com farta, gostosa e típica gastronomia, além de um parque de diversões.

Em meados dos anos 60, a UFSC foi construída, o que fez com que o bairro pouco habitado se tornasse um dos maiores empreendimentos de Santa Catarina.

2 – TRINDADE É UM BAIRRO SEGURO

Com a universidade por perto, a segurança é mais fortificada, graças ao maior movimento de pessoas que transitam pelo campus e seus arredores. Moradores, estudantes e professores podem transitar com tranquilidade no local devido à localização estratégica da 5ª Delegacia de Polícia da Capital — que presta atendimento contínuo, garantindo, assim, máxima cautela e proteção.

3 – POSSUI UMA VIDA CULTURAL INTENSA

Devido às atividades acadêmicas que cercam este bairro, a vida noturna em Trindade é bastante agitada, com boa variedade para diversões e lazer. O Teatro da UFSC tem espetáculos bem acessíveis. Grandes projetos sociais são realizados no Centro de Eventos, como oficinas de teatro, dança e artesanato. E, na Concha Acústica, ocorrem shows ao ar livre, que podem ser assistidos com certa frequência na programação cultural da cidade.

4 – EXIBE EXCELENTE LOCALIZAÇÃO DENTRO DA CIDADE

Além do Shopping Trindade e o Max&Flora Center, o bairro conta com lojas de grandes marcas, que se localizam em uma das principais avenidas do bairro. Próximo ao comércio local, é possível encontrar o Centro de Ensino da Polícia Militar e o Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires, além do Paula Ramos Esporte Clube, que proporciona uma série de ótimas alternativas de lazer aos seus antigos e novos membros.

O transporte público em Trindade fica por conta do TITRI, que é um dos seis terminais do sistema integrado de transportes, de onde é possível embarcar para as regiões Central, Leste e Norte da Ilha. Além disso, próximo ao terminal, localiza-se o Hospital Universitário (HU).

5 – APRESENTA BELOS PONTOS TURÍSTICOS

Além do Morro da Cruz, há no bairro a lindíssima Gruta Nossa Senhora de Lourdes, edificada pelas irmãs da Ordem da Divina Providência — onde vale a pena conferir a beleza da natureza, tombada e conservada pelo município de Florianópolis em 1987. Em suas proximidades, podemos encontrar, no campo da Gruta, uma pista de skate e, ainda, o Curiódromo da Ilha. Sendo pioneiro no Brasil, fundado em 1980, esse espaço serve para exposições agropecuárias e torneios de canto de pássaros, workshops e palestras.

ARV Construtoraflorianópolistrindade

Compartilhe este post

Veja mais conteúdos

Blog

Conheça um pouco mais sobre a ARV e o que ela pode fazer por você!

21/05/2024
ARV Construtora, Blog, Florianópolis

Saco dos limões: um bairro que você precisa conhecer

17/05/2024
Blog

Explorando a Gastronomia e Atrativos de Santo Antônio

30/04/2024

Investimentos Finalizados

Investimentos em Andamento